MICHAEL HOCKEY STICK MANN |
(Tradução Maurício Porto)
Os 'mitos urbanos' sobre o clima têm atormentado os políticos e o público durante anos, realmente de uma forma "sem precedentes". Felizmente, o mito do aquecimento global moderno, de um dos seus autores, Michael Mann, está finalmente morrendo de uma morte empírica.
Leiam aqui . Os mitos urbanos das celebridades de Hollywood, da imprensa e das elites costeiras são muitas vezes impingidos ao público e aos formuladores de políticas como "consenso" da ciência.
Um exemplo recente foi a lenda da esquerda-liberal urbana que vacinas causam autismo, que um cientista-fraudador perpetrou. (Como os pesquisadores têm documentado surpreendentemente, a fraude científica é galopante .)
O clássico mito urbano da "ciência" do clima é que o aquecimento global do século 20 foi "sem precedentes", quando na verdade estudos empíricos um após o outro provam que o mito não tem nenhum valor científico. E agora um novo estudo derruba o mito de forma conclusiva - será que o desacreditado 'hockey stick' (taco de hóquei), de Michael Mann, uma caricatura das temperaturas do passado, finalmente, vai morrer agora?
Trabalhando com o núcleo de gelo GISP2 da região do topo do centro da Groenlândia, Kobashi et al. reconstruíram a variabilidade da temperatura na superfície da neve da Groenlândia ao longo dos últimos 4000 anos, com um método que utiliza as razões isotópicas de nitrogênio e argônio.
"A temperatura média estimada da neve da Groenlândia ao longo dos últimos 4000 anos foi de -30,7º C, com um desvio padrão de 1,0º C e exibiram um decréscimo de longo prazo de cerca de 1,5º C, o que é consistente com estudos anteriores. A atual temperatura decadal média da superfície (2001-2010) no local da GISP2 é de -29,9º C.
O registro indica que as temperaturas mais quentes eram a norma nas partes anteriores dos últimos dos 4.000 anos, incluindo séculos de longos intervalos de aproximadamente 1°C mais quente que a presente década (2001-2010).
Portanto, concluímos que a temperatura decadal média atual na Groenlândia não ultrapassou os dados da variabilidade natural ao longo dos últimos 4000 anos ... [Takuro Kobashi, Kenji Kawamura, Jeffrey P. Severinghaus, Jean-Marc Barnola, Toshiyuki Nakaegawa, Bo M. Vinther, Sigfús J. Johnsen, Jason E. Box 2011: Geophysical Research Letters ]
Conclusões:
- O Ártico da Groenlândia era mais quente do que o aquecimento moderno durante os períodos da era do bronze, e dos períodos romano e medieval - e não este aquecimento moderno dito "sem precedentes".
- Apesar de grandes industriais e da produção de emissões humanas de CO2, o aquecimento moderno cabe facilmente dentro da variação natural do clima.
- Os cientistas que afirmam que o aquecimento moderno é "sem precedentes" estão simplesmente mentindo (ou, são espantosamente ignorantes da superabundância de evidências empíricas reais)
Postagens adicionais peer-reviewed, gráficos de temperatura históricos , modernos e falsamente fabricados. Fonte da imagem acima.
Fonte: C3 Headlines
Comentário deste blog:
Caros leitores,
No último ano, conversando com mais de 30 amigos meus que são "crentes" do Aquecimento Global Antropogênico, perguntei-lhes o que eles achavam do "Taco de Hóquei". Para minha surpresa, todos, todos mesmo, me responderam que nunca tinham ouvido falar sobre isto! Constatei como é incrível a ignorância, a total desinformação e o dogmatismo destes meus amigos. Conclusão: A Lavagem Cerebral foi perfeita. A Igreja do Bispo Macedo é nada, um nadinha, perto da Igreja do "BISPO AL CAPONE GORE", IL CAPO DEI CAPI !!!
Para meus grandes amigos, Doutores em Climatologia pela USP, Daniela de Souza Onça e Ricardo Felício, por sua luta em defesa da Verdadeira Ciência e pelo apoio que têm dado a este blog.
Maurício Porto,
Rio de Janeiro,11 de fevereiro de 2012.
Maurício, sou mais feliz que vc. Explico, é que não sou sofredor por torcer para o fogão, como vc, torço para o Internacional (o campeão de tudo!), e não sou gaúcho... E também porque já conheci umas 5 ou 6 pessoas que haviam tomado conhecimento do taco de hóquei, e acreditavam nele, e as fiz mudar de ideia, pelo menos umas 4 delas... É isso, temos que pegar as pessoas na unha, individualmente, uma por uma, e percebo que mostrar essas verdades em nossos blogs, como vc e eu fazemos, ajuda, sem dúvida, mas conversar individualmente ajuda mais ainda, porque a gente consegue convencer quem acreditava nas mentiras e essa pessoa passa a lutar do nosso lado, e não contra...
ResponderExcluirEstou terminando de ler neste fim-de-semana o livro do Geraldo Lino (A fraude do aquecimento global), fiquei feliz por descobrir por saber que ele fez a sua cabeça. Não fez a minha, pq eu já tinha essa convicção, faz tempo, mas consolidou uma série de pontos que agora ficaram mais claros, inclusive o taco de hóquei, nos aspectos "políticos" dessa ciência aquecimentista mal engendrada.
Avante guerreiros!