REGIÃO DO HIMALAIA |
Nós estamos falando sobre a maior cadeia de picos cobertos de gelo do mundo - a partir do Himalaia para Tian Shan, na fronteira da China e Quirguistão - E medições por satélite mostram que eles NÃO perderam NADA de gelo nos últimos 10 anos.
"A descoberta surpreendeu os cientistas, que acreditavam que cerca de 50 bilhões de toneladas de gelo derretido estavam sendo derramados a cada ano e não sendo substituídos por novas quedas", diz este artigo no Guardian.
Nada significativamente diferente de zero
O glaciologista Prof Jonathan Bamber da Universidade de Bristol, que não fazia parte da equipe de pesquisa, disse: "O resultado inesperado foi a perda de massa desprezível das altas montanhas da Ásia, o que não é significativamente diferente de zero."
E, no entanto, em 2009 o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) equivocadamente afirmou que todas as geleiras do Himalaia desapareceriam em apenas 26 anos , até 2035.
(Veja também -mundo enganado sobre o derretimento das geleiras do himalaia)
Por que essa discrepância?
"Até agora, as estimativas de perda de água de degelo para todas as 200.000 geleiras do mundo foram baseadas em extrapolações de dados de algumas centenas monitorados no chão", explica o artigo.
Mas "extrapolação é realmente difícil quando apenas um punhado de geleiras de baixa altitude são monitorados e há milhares muito altas."
Em outras palavras, estamos baseando nossas terríveis previsões de aquecimento global - e tributando-nos à morte, e regulando-nos à morte - em "apenas um punhado de geleiras de baixa altitude."
Surpreendentemente, mesmo em face destas novas revelações, o cientista-chefe do relatório insiste em que a perda de calotas polares e geleiras ao redor do mundo continua a ser uma preocupação séria.
"As pessoas devem permanecer tão preocupadas com o derretimento do gelo do mundo como eram antes", adverte o professor John Wahr da Universidade de Colorado.
Eu acho que eu não confio no Professor Wahr.
Veja tudo neste link: http://m.guardian.co.uk/environment/2012/feb/08/glaciers-mountains?cat=environment&type=article
Nenhum comentário:
Postar um comentário