segunda-feira, 10 de outubro de 2011

0064 - GRÃ-BRETANHA ENFRENTA UMA "PEQUENA ERA DO GELO"



Por Laura Caroe


10/10/2011

(Tradução livre: Maurício Porto)


A Grã-Bretanha está certa que sofrerá uma mini era do gelo, que pode durar décadas e trazer consigo uma série de invernos extremamente frios.

E tudo pode começar dentro de semanas, disseram especialistas na noite passada que o mercúrio pode descer logo abaixo do recorde de -20C ocorrido no ano passado.



Os cientistas dizem que a chegada antecipada do frio será devido ao retorno de um perturbador padrão climático chamado La Niña. As últimas evidências mostram o La Nina, ligado ao clima de inverno extremo na América e com um efeito de arrastamento sobre a Grã-Bretanha, que está em andamento e vai gradualmente fortalecer quando o ano terminar.

O fenômeno climático, caracterizado por temperaturas anormalmente frias do oceano no Pacífico, está ligado ao nosso inverno gelado do ano passado - um dos mais frios da história.


E coincide com a pesquisa do Met Office, indicando que o país poderia estar diante de uma repetição da "pequena idade do gelo" que assolou o país há 300 anos, provocando décadas de invernos rigorosos.

A previsão, a ser publicada na revista Nature, é baseada em observações de uma ligeira queda nas emissões da 
radiação ultravioletas do sol, o que pode, durante um longo período, desencadear as condições do Ártico por muitos anos.

Embora a ligação entre La Nina e as condições na Europa são cientificamente incertas, os ministros avisaram as 
organizações de transportes e aos serviços de emergência para não arriscarem. As previsões sugerem que o país poderia ter um tremendo e grande congelamento tão grave e longo como no inverno passado já a partir do final deste mês.

La Nina, que ocorre a cada 3-5 anos, tem um efeito poderoso sobre clima a milhares de quilômetros de distância, influenciando uma corrente de ar superior
intensa  que ajuda a criar frentes de baixa pressão.

Outro fator que pode afetar a Europa é a quantidade de gelo no Ártico e temperaturas do mar mais perto de casa.

Ian Currie, da Meterological Society, disse: "Todos os sistemas climáticos do mundo estão conectados. O que está acontecendo agora no Pacífico pode ter repercussões mais tarde, ao redor do mundo. "

Partes do país já viram a primeira neve do inverno na semana passada, camadas de dois centímetros nos Cairngorms na Escócia. O meteorologista James Madden, a partir do Exacta Weather, advertiu estamos diante de um "inverno severamente frio e neve".

Conselhos afirmam que estão totalmente preparados, tendo armazenadas milhares de toneladas de grãos extra. E a Associação do Governo Local, diz que tinha mais sal disponível no início deste mês que o total utilizado no inverno passado.

Mas a montanha de sal poderia ser cavada muito em breve em meio a neve generalizada, logo no início do próximo mês. No inverno passado, o Met Office foi duramente criticado depois de prever um Inverno ameno, só para ver o país ficar paralisado em meio a condições perigosas de condução em temperaturas tão baixas quanto -20C.

Peter Box, 
porta-voz da Associação do Governo Local de economia e de transporte, disse: "As autoridades locais têm trabalhado arduamente, fazendo os preparativos para este Inverno e manter as estradas abertas será a nossa prioridade número um."

The National Grid irá liberar nesta semana sua previsão de uso de energia de inverno com base em previsões meteorológicas de longo alcance.

Previsões, no entanto, 
são notoriamente difíceis, especialmente para o Reino Unido, que está sujeito a uma ampla gama de forças concorrentes climáticas.

Um porta-voz do Met Office disse que, apesar do La Niña ser recorrente, as temperaturas no Pacífico equatorial foram 1C apenas abaixo do normal, em comparação com uma queda de 2C, ao mesmo tempo no ano passado.

Pesquisa do America's National Oceanic and Atmospheric Administration mostrou que em 2010 -11 o La Nina contribuiu para gerar nevadas de inverno, enchentes e secas de primavera em todo o mundo.

Jonathan Powell, do Positive Weather Solutions, disse: "O final do mês e novembro estão parecendo mais frios do que a média, com geadas severas e a chance de neve."

No entanto, alguns raios de sol ameno de outono estão previstos para esta semana.

Fonte: EXPRESS.co.uk


Comentário deste blog:

"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos por todo tempo". (Abraham Lincoln)


Nenhum comentário:

Postar um comentário