quinta-feira, 27 de outubro de 2011

0095 - DONNA LAFRAMBOISE: OS CIENTISTAS CANADENSES E O WWF

DONNA LAFRAMBOISE
29/07/2011
Por Donna Laframboise
(Tradução: Maurício Porto)


Eu tropecei num documento outro dia que me deixou sem palavras. "Isso não pode estar certo", eu disse para mim mesma. "Você estacionou em frente deste computador, tanto tempo, que você começou a ter alucinações."

Mas meus olhos, de fato, não estavam me iludindo. Em dezembro de 2009 centenas de cientistas canadenses realmente optaram por alinhar-se publicamente com uma organização de advocacia de esquerda. Eles realmente pensaram que esta era uma estratégia inteligente - que isto seria o mesmo que convencer um governo nacional Tory [*] para agir sobre a mudança climática.

Quero dizer, vamos lá.

Eis o que aconteceu: pouco antes da cúpula do clima de Copenhague, a ala canadense do World Wildlife Fund (WWF) escreveu uma carta aberta ao nosso Primeiro-Ministro e outros membros do nosso Parlamento nacional.

Instou-os a comprometer o Canadá num tratado mundial para uma justa redução de gases de efeito estufa. Na carta eles falaram sobre a nossa responsabilidade histórica e declararam que a cada ano de atraso seria mais oneroso para as gerações futuras . Eles disseram que o Canadá deveria ser um líder global.

No site da WWF esta carta é intitulada Cientistas já se Manifestaram . Mas nenhuma das ideias acima mencionadas não tem nada a ver com a ciência. Elas são um reflexo dos valores das pessoas - suas crenças políticas.

Aparentemente, os invernos frios aqui no Great White North têm feito as suas vítimas. Ou talvez haja algo em nossa água potável. Seja qual for a explicação, os líderes de nada menos que 12 corpos que são descritos pelo WWF como organizações científicas foram incapazes de descobrir que os cientistas são respeitados pelo público, porque eles são percebidos como estando acima das disputas políticas.

Aparentemente, não ocorreu a nenhum destes doutores que o caminho mais rápido para jogar fora a sua autoridade científica é avançar ruidosamente sobre a cena política, protegidos por uma enorme e agitada bandeira do WWF. 

Sim, a minha opinião é depreciativa. Aqui está a lista: 

Canadian Association of Physicists

De acordo com o WWF, 800 indivíduos também pensaram que era uma idéia inteligente vincular as suas valorizadas credenciais científicas para esta campanha ativista organizada e financiada pela publicidade. Entre os signatários desta carta estão:

Gordon McBean, da Universidade de Western Ontario professor que tem servido como um autor e editor de revisão para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

Andrew Weaver, da Universidade de Victoria modelador climático e participante do IPCC de longa data que agora é autor da edição da bíblia do clima em curso (ver p. 6 aqui )

Ken Denman, modelador climático do Ministério do Meio-ambiente Canadense, que foi duas vezes autor e coordenador do IPCC

Barry Smit, da Universidade de Guelph professor que serviu como principal autor do relatório de IPCC de 2007 e atualmente está fazendo isso novamente (p. 18)

Danny Harvey, professor da Universidade de Toronto , que é agora uma autora do IPCC (p. 24)

Todas essas pessoas ocupam posições respeitáveis ​​em instituições respeitáveis. Como é que depois de atingirem essas posições podem ser tão ignorantes a respeito das implicações de certos tipos de comportamento?

Ações têm conseqüências. Uma vez que você publicamente alinha-se com uma organização ativista seu julgamento científico torna-se sempre suspeito.

O público não tem como saber, daqui para frente, se é o seu conhecimento científico falando ou se você está apenas expressando crenças pessoais a respeito de como as pessoas comuns hoje em dia devem se sacrificar por causa de um amanhã hipotético para as gerações futuras.

No lado direito da página, o WWF diz que publicou este anúncio no jornal nacional Globe and Mail, bem como no, Hill Times, 
uma publicação capital-cidade base, destinadas à parlamentares nacionais.

Observe também que o WWF descreve estas pessoas como "os principais cientistas do Canadá" - exatamente da mesma maneira, o IPCC afirma que recrutou os maiores especialistas do mundo. Em ambos os casos, nenhuma tentativa é feita para comprovar essa afirmação. Mas soa bem, não é?

Se estes são realmente os principais cientistas do Canadá, e se esse julgamento assustadoramente pobre é típico, o céu que nos ajude.

[*] Tory é o nome do antigo partido de tendência conservadora do Reino Unido, que reunia a aristocracia britânica. Mais informações na Wikipédia


Fonte: No Frakking Consensus


Um comentário:

  1. Bem... se hipocrisia e falta de vergonha na cara pagasse imposto... os canadenses já estavam piores que os gregos!

    Só na exploração das TAR SANDS o Canadá destrói e emite GEE às toneladas... mas o mais grave é a absoluta destruição e poluição e desperdício de outras fontes de energia que este processo provoca...

    Dos cromos do Canadá espero cada vez menos!

    ResponderExcluir