quarta-feira, 21 de novembro de 2012

0395 - FOTÓGRAFO EXPÕE CONTRADIÇÃO DE PROJETO DE ENERGIA SOLAR


ÁREA EM QUE SERÁ CONSTRUÍDA A USINA DE ENERGIA SOLAR IVANPAH, AO SUL DO DESERTO DE MOJAVE, NA CALIFÓRNIA. A USINA É CANDIDATA A SER A MAIOR DO MUNDO. OS TRÊS DONOS DO PROJETO, ARGUMENTAM QUE A ÁREA JÁ SOFREU UM " IMPACTO AMBIENTAL HUMANO"!!!
O "IMPACTO AMBIENTAL HUMANO" É UM CAMPO DE GOLFE E UMA RODOVIA !!!
Um grande problema dos projetos de energia renovável é que ele tem que ocupar uma parte do meio ambiente que ele se propõe a salvar. Essa contradição foi capturada pelas lentes do fotógrafo Jamey Stillings na "usina" de energia solar Ivanpah Solar Electric Generating System (Sistema de Geração de Energia Solar Ivanpah, em inglês). A usina, que fica ao sul do deserto de Mojave, na California, é candidata ao posto de maior do mundo - ali é produzida eletricidade suficiente para abastecer 140 mil casas. As informações são da revista americana Wired.

Outro sério problema é que a usina está localizada bem no meio do habitat de uma espécie de tartaruga do deserto que está ameaçada de extinção e as empresas que construíram esse sistema já tiveram que destinar US$ 56 milhões para cuidar e realocar esses animais. Segundo a publicação, ao menos um grande grupo ambiental já argumentou que essa matriz energética nunca deveria ter sido construída no local. "O que descobri ao longo do caminho é que construir energia renovável é muito mais complicado do que se poderia supor", diz o fotógrafo, que acompanha a usina de Ivanpah desde 2010. O fotógrafo é conhecido por apresentar projetos de equipamentos de larga escala industrial e a intersecção entre natureza e atividade humana.

A porta-voz da BrightSource Energy, Kristin Hunter, que é um dos três donos do projeto - junto ao Google e a NRG Energy -, disse que o projeto levou em consideração o impacto ambiental e, por isso mesmo, foi criado em uma área que já sofreu impacto humano. Ela diz também que a área da usina é próxima a uma rodovia e a um campo de golfe e é impactada por pessoas e seus veículos em todo o terreno.

Agradecimentos a Ricardo Felício e a Rafael Regiani.
Nota deste blog:
Se vocês quiserem conhecer as maravilhosas fotos de Jamey Stillings do local onde será construído mais este caríssimo, absurdo e ineficaz projeto energético, entrem neste link: 
http://www.jameystillings.com/#/PROJECTS/evolution%20of%20ivanpah%20solar/4/

A população da Califórnia já está pagando um imposto obrigatório (ver aqui) para "financiar" os "Espertalhões do Grande Negócio das Renováveis". Da mesma forma que no inverno europeu as placas solares não funcionam por estarem cobertas de neve, nos desertos o vento levanta as areias que cobrem inteiramente as placas. Isto obriga a uma contínua e caríssima manutenção de limpeza das placas. Qual é o problema? É só aumentar os impostos. Aí está, apenas, uma das razões do "Grande Negócio do Século XXI": "A FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL" !!!

Maurício Porto
Rio, 21 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário