segunda-feira, 16 de julho de 2012

0268 - Novo Estudo Demonstra que O Aquecimento Global ao Longo do Século XX Foi Apenas Próximo da Metade que o IPCC Afirma

RAJENDRA PACHAURI, NO PAPEL PRINCIPAL,
NÃO LEVOU O OSCAR. ELE NÃO CONSEGUIU, NO FILME,

DESEMPENHAR TÃO BEM O MESMO PAPEL QUE FAZ NA PRESIDÊNCIA 

DO IPCC ( INSTITUTO DE PROPAGANDA DOS CIENTISTAS CORRUPTOS ). 
DEMONSTRANDO UMA CERTA INVEJA DE AL CAPONE GORE, AINDA DECLAROU:
"PRA QUEM JÁ TEM UM NOBEL, O QUE É UM OSCAR?!"

16 de julho de 2012

(Tradução: Maurício Porto)

Um estudo recente apresentado no encontro da União Europeia de Geociências (European Geosciences Union) demonstra que o aquecimento global ao longo do século passado foi de apenas cerca de metade [0,42 ° C] do que o aquecimento reivindicado pelo IPCC [0,7-0,8 ° C]. O texto aponta que em 2/3 (67%) das estações meteorológicas analisadas, ajustes questionáveis ​​foram feitos para os dados brutos que resultaram em um "aumento de tendências positivas, diminuição das tendências negativas, ou mudanças nas tendências negativas para positivas", enquanto "as proporções esperadas seriam de 1/2 (50%)". 

Segundo os autores,

"práticas de homogeneização [ajustes dos dados brutos] usados até hoje são, principalmente estatísticos, que não são bem justificados pelos experimentos, e raramente são suportados por metadados. Pode-se argumentar que muitas vezes levaram a resultados falsos: características naturais das séries 
hidroclimáticas históricas são tratadas como erros e são ajustadas".

"Enquanto a homogeneização é esperada para aumentar ou diminuir as tendências multianuais em proporções iguais, o fato é que em 2/3 dos casos as tendências aumentam após a homogeneização"

"Os resultados acima expressam algumas dúvidas na utilização de procedimentos de homogeneização e tendem para indicar que o aumento da temperatura global durante o último século é menor do que 0,7 - 0,8 ° C. 

"Abaixo estão slides selecionados. A apresentação completa está disponível aqui




Investigação de métodos para a homogeneização de dados hidroclimáticos

Steirou, E. e D. Koutsoyiannis, investigação de métodos para a homogeneização de dados hidroclimáticos, 
European Geosciences Union General Assembly 2012, Geophysical Research Abstracts, Vol. 14, Vienna, 956-1, European Geosciences Union, 2012.

Investigamos os métodos utilizados para o ajustamento de inomogeneidades de séries históricas de temperatura cobrindo os últimos 100 anos. Baseado em um estudo sistemático da literatura científica, classificamos e avaliamos as heterogeneidades observadas nas séries históricas e modernas, bem como seus métodos de ajuste. Acontece que esses métodos são essencialmente estatísticos, não muito bem justificados por experiências e raramente são suportadas por metadados. Em muitos dos casos estudados, as correcções propostas nem sequer são estatisticamente significantes.
Do banco de dados global do GHCN -
Versão Mensal 2, examinamos todas as estações contendo dados brutos e ajustados que satisfazem a determinados critérios de continuidade e de distribuição sobre o globo. Nos Estados Unidos da América, por causa do grande número de estações disponíveis, as estações foram escolhidas após uma amostragem adequada. No total foram analisadas 181 estações de todo o mundo. Nestas estações foram calculadas as diferenças entre as ajustadas e as não ajustadas para as tendências dos 100 anos.
Verificou-se que em dois terços dos casos, o procedimento de homogeneização aumentou as tendências positivas ou diminuiu as tendências de temperatura negativas.
Um dos métodos mais comuns de homogeneização, o 'SNHT para mudanças simples', foi aplicado às séries históricas selecionadas com características estatísticas, ocasionalmente, com compensações. O método foi satisfatório quando aplicado a dados independentes normalmente distribuídos, mas não em dados de longo prazo.
Os resultados acima expressam algumas dúvidas na utilização de procedimentos de homogeneização e tendem a indicar que o aumento da temperatura global durante o último século foi entre 0,4 ° C e 0,7 ° C, onde os dois valores são as estimativas derivadas de dados em bruto e ajustados, respectivamente.

O texto completo:
Apresentação (1071 KB)
Resumo (35 KB)

Fonte: THE HOCKEY SCHTICK


Nota deste blog: A imagem abaixo do título desta postagem e a sua legenda são de minha autoria. A imagem foi  executada com duas fotos encontradas no Google Imagens.

Maurício Porto,        
Rio de janeiro, 18 de julho de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário