sexta-feira, 30 de setembro de 2011

0035 - AS NOVE MENTIRAS DE AL GORE

Al Gore, o "nosso" amigo urso, declarou:
"Ao contrário do que os brasileiros acreditam,
a Amazônia não é propriedade deles,
ela pertence a todos nós"
27/10/2009

Al Gore aparece como o principal profeta do apocalipse no debate sobre o aquecimento global, e o documentário Uma Verdade Inconveniente é o evangelho dos que crêem nele. Mas Al Gore os enganou.


Há dois anos, o Juiz Michael Burton, da Alta Corte de Justiça Britânica, caracterizou o filme de Al Gore como “alarmista e exagerado no apoio à sua tese política”. O tribunal, respondendo a uma ação movida por um pai, disse que o filme é “unilateral” e não poderia ser exibido nas escolas britânicas, a menos que contivesse orientações para equilibrar a tentativa de Gore em promover a sua “doutrinação política”.


O Juiz baseou a sua decisão em nove inverdades que aparecem no filme. Mas o público em geral parece que desconhece essa história. Segue um resumo dos atos falhos de Gore, as justificativas e algumas considerações:


1. A alegação: o derretimento das geleiras na Groenlândia ou na Antártida fará com que o nível do mar suba cerca de 7 metros em um futuro próximo. A verdade: O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu que o nível do mar pode subir até 7 metros, mas ao longo de milênios – e insiste nessa previsão. O IPCC prevê um aumento de 7 a 23 centímetros até 2100. A alegação de Gore é “uma distorção muito perturbadora da ciência” segundo John Day, que discute o caso britânico no documentário Not Evil Just Wrong. O Juiz disse que a alegação de Gore “não está em linha com o consenso científico”.


2. A alegação: os ursos polares estão se afogando porque eles estão tendo que nadar mais para encontrar gelo. A verdade: o Juiz Burton observou que o único estudo que cita o afogamento de ursos polares (entre quatro deles) atribuiu a culpa pelas mortes a uma tempestade, e não a um eventual derretimento devido ao aquecimento global causado pela atividade humana. O Comitê de Meio Ambiente e Obras Públicas do Senado norte americano, além disso, considerou que a população atual de ursos é de 20.000 a 25.000, bem acima dos 5.000 a 10.000 que havia nas décadas de 1950 e 1960. Day diz em Not Evil Just Wrong que a estória dos ursos polares é “uma peça muito inteligente de manipulação”.


3. A alegação: o aquecimento global causou o furacão Katrina em 2005. A verdade: “É senso comum que não há provas suficientes para demonstrar isso”, escreveu Burton em sua sentença. Um artigo na revista New Scientist em maio de 2007 refutou o argumento do Katrina como sendo um “mito do clima”, já que é impossível estabelecer um vínculo entre um único evento climático e o aquecimento global.


4. A alegação: os aumentos de temperatura são o resultado de aumentos de dióxido de carbono. A verdade: Burton questionou os dois gráficos utilizados por Gore em Uma Verdade Inconveniente. Gore afirmou que há “um encaixe perfeito” entre a temperatura e o CO2, disse Burton, mas os seus gráficos não suportam esta conclusão. Os dados recentes também não apóiam essa tese: a temperatura média global tem diminuído há cerca de uma década, mesmo quando os níveis de CO2 continuam aumentando.


5. A alegação: A neve no Monte Kilimanjaro está derretendo por causa do aquecimento global. A verdade: O derretimento está em curso hà mais de um século – muito antes dos jipões SUVs e dos aviões Jumbo – e parece ser o resultado de outras causas. O Juiz Burton observou que os cientistas concordam que a fusão não pode ser atribuída principalmente a “mudanças induzidas pela atividade humana no clima”.


6. A alegação: Lago Chade está desaparecendo por causa do aquecimento global. A verdade: Lago Chade está sim perdendo água, e os humanos estão sim contribuindo para essas perdas. Mas os humanos que vivem nas imediações do lago é que são os culpados – e não toda a humanidade que utiliza combustíveis fósseis. Burton cita fatores como o crescimento da população local, a super exploração e a variabilidade climática regional.


7. A alegação: As pessoas estão sendo forçadas a evacuar atóis do Pacífico, ilhas de coral que circundam as lagoas, por causa da invasão das águas do oceano. A verdade: Por sua própria natureza, os atóis são mais suscetíveis à subida do nível do mar. Mas Burton disse incisivamente em sua sentença que “não há evidência de qualquer evacuação como essa, posto que ainda não aconteceu nenhuma”.


8. A alegação: os recifes de coral estão sofrendo um clareamento e colocando os peixes em perigo. A verdade: Em sua decisão, Burton enfatizou a conclusão do IPCC de que o clareamento poderia matar recifes de coral – se estes não se adaptarem. Um relatório divulgado este ano mostra que os recifes estão prosperando em águas tão quente como algumas pessoas dizem que as águas do oceano serão daqui a 100 anos. Burton também afirmou que é difícil separar o estresse dos recifes de coral do excesso de pesca ou de quaisquer mudanças no clima.


9. A alegação: o aquecimento global poderia interromper “as correntes transportadoras de calor nos oceanos”, provocando uma nova idade do gelo na Europa Ocidental. 
A verdade: Mais uma vez, os aliados de Gore no IPCC estão em desacordo com este argumento. Burton cita a conclusão do IPCC, de que “é muito improvável que as correntes transportadoras nos oceanos parem de funcionar no futuro”. O fato é que a compreensão científica sobre como funcionam as correntes permanece instável, evidenciando a falha na afirmação de Gore.


Fonte: A Grande Farsa do Aquecimento Global


4 comentários:

  1. Então é a palavra de Al Gore contra a palavra de Burton. Então se não é o aquecimento global qual é a causa do planeta estar ficando mais quente o derretimento acelerado das geleiras e muitos outros acontecimentos?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Vitor Hugo, o senhor, realmente, precisa se informar! Os gráficos e dados de 30 de abril deste ano (2012), fornecidos pelo UK HadCRUT, além de confirmarem (desde fevereiro de 2012) que a Terra não está se aquecendo há 15 anos, indicaram agora (30/04/2012) que desde 1979 a temperatura global manteve-se sem nenhum acréscimo e a partir de 2010 está esfriando 0,11 graus C por ano. Provavelmente, pelo nível total de desinformação que o senhor demonstra ter neste assunto, evidenciado por citar o mais do que desmoralizado e ridicularizado Al Gore, creio que o senhor não sabe o que é o HadCRUT. Entre na Wikipedia e leia.

    Quanto as geleiras, elas vão muito bem obrigado. As do Himalaia, por exemplo que o "Idôneo" IPCC afirmou que não existiriam mais em 2035, segundo os dados dos satélites da NASA, elas não derreteram absolutamente NADA nos últimos 10 anos e estão crescendo, assim como estão crescendo também as da Groenlândia e todas as outras geleiras do mundo. O crescimento e o derretimento das geleiras é um fato NATURAL que vem ocorrendo há milhões de anos, assim como o aquecimento e arrefecimento da temperatura da Terra. Este recente aquecimento global ocorrido desde 1976 até 1997, como o aquecimento anterior entre 1920 e 1946, como o arrefecimento de 1946 até 1976, são ciclos naturais do clima da Terra e estão ligados diretamente ao ciclos solares e dos oceanos. Portanto, não esquente, a Terra já está esfriando novamente.

    Senhor Vitor Hugo, já que o senhor entrou neste blog,: Seja Benvindo !!! Dou-lhe um conselho: - Leia, se possível, todas as postagens, informe-se, para não escrever, como diria Noel Rosa, um Palpite Infeliz !!!

    ResponderExcluir
  3. OI,Ricardo assisti um vídeo do aquecimento global uma farsa,estava preocupado com a terra,por causa da poluição,rompimento da camada de ozônio,mas estou aliviado por saber que era tudo uma lavagem cerebral da pseudo-ciência,

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Anônimo, eu tenho a impressão que você errou o blog. Eu não me chamo Ricardo. O meu nome é Maurício Porto. De qualquer forma, eu publiquei o seu comentário, apenas por ser favorável ao que eu penso. Se por acaso o Ricardo que você menciona é o meu grande amigo o Professor Ricardo Felício, eu o aconselho a procurar no Google o endereço do Site FakeClimate, este sim é de responsabilidade do Professor. Um abraço e um Ótimo 2013!!! Maurício Porto.

    ResponderExcluir