sábado, 14 de abril de 2012

0219 - Os Eco Narcisistas e Suas "Eternas Últimas Chances"

"Por Meio Século", os ativistas verdes têm insistido que o seu "Momento Histórico" - e de uma geração em particular - "É a Última Esperança do Planeta."


ESTA FIGURA, INACREDITAVELMENTE RIDÍCULA,TRATA-SE DO
 METEOROLOGISTA E PROFESSOR SCOTT MANDIA. A FOTO APARECE EM

SEU BLOG COM A SEGUINTE LEGENDA:"THE CAPED CLIMATE CRUSADER:
LUTANDO CONTA AS FORÇAS DO MAL DOS NEGADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL". 
NOTEM QUE A SUA ARMA, É UM TERMÔMETRO REPRESENTANDO 
O "HOCKEY STICK", O GRÁFICO RIDÍCULO DE MICHAEL MANN.
 CLIQUEM AQUI E DIVIRTAM-SE 
( O TEXTO ACIMA É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DESTE BLOG)


Por Donna Laframboise
14 de abril de 2012


(Tradução: Maurício Porto)


O problema dos ativistas verdes é que eles são rainhas do drama. Nada nunca é apenas um problema - é uma crise. Nada pode ser resolvido com uma simples correção tecnológica. Em vez disso, milhares de milhões de pessoas devem ser coagidos a mudar seus estilos de vida - e devem ser criados novos sistemas de governança global.

Os Cruzados Verdes não veem como fazer a sua pequena parte para tornar este mundo complexo um pouco melhor aqui e um pouco mais sensato ali. Uma modesta e 
constante melhoria incremental não lhes interessa.

Em vez disso, eles anseiam, papéis de 
destaque no palco do mundo, vestidos em trajes de super-heróis e acompanhados por música portentosa. As visões em sua cabeça enquanto eles dormem durante a noite são de cerimônias televisionadas em que são cobertos de medalhas no pescoço e um elenco de milhares de pessoas aplaude o seu status de salvadores-do-planeta.

O comediante George Carlin tem uma famosa comparação da relação Terra-humanos como pulgas no dorso de um cão. Mas os ativistas verdes consistentemente imaginam que o próprio umbigo é o centro do universo. Por quase meio século eles insistiram que a virada na história humana só pode acontecer "naquele momento". Eles declaram - repetidamente - que aqueles de quem eles estão falando (ou sobre) é a última geração com qualquer esperança de evitar o desastre.

Em 1970, há 42 anos, a superpopulação foi a crise ambiental du jour. O público foi instado a ter no máximo dois filhos, e o relato 
dos jornais  sobre discurso proferido pela voz de um ativista que virou ecológico o citou dizendo:

"Não temos muito mais do que uma década à frente. Essa geração será a última com uma chance de fazer algo ... Em 1975 os Estados Unidos exportará o seu último grão de trigo. E em 1985 ... a poluição do ar vai ser tão ruim ... não haverá suficiente [oxigênio] para respirar e o homem perecerá. [Itálicos aqui e alhures adicionado por mim]. [link]

Saltando duas décadas para frente o livro de David Suzuki, de 1990, "É uma questão de sobrevivência", disse (há 22 anos) que tivemos: "Menos de 10 anos para mudar as coisas" e que nós eramos "a última geração sobre a Terra que podia salvar o planeta."

Dois anos mais tarde foi um ano específico - 1992, quando o Cúpula da Terra ocorreu no
Rio - que foi descrita como "a última chance para salvar o planeta" (link).

Oito anos depois, no ano de 2000, um jornal britânico publicou a manchete: Se não agirmos agora, será tarde demais . O artigo, escrito pelo ativista e jornalista Geoffrey Lean, interpretou recentes inundações como uma mensagem da Mãe Natureza e incluiu esta afirmação exagerada:

"Pode bem ser que os nossos filhos e netos, vivendo num clima muito mais inóspito, vão olhar para trás e para este novembro de 2000 como o mês em que a Grã-Bretanha, a América e o mundo perderam a última e melhor chance para manter o aquecimento global sob controle." [link]

Onze anos se passaram desde que Lean escreveu esta estupidez. Alguém agora considera que Novembro de 2000 foi um momento ambientalmente significativo? Nem um pouco. Ele estava escrevendo um disparate total, mas suponho que o fez se sentir importante.

Dois anos depois, em agosto de 2002, o secretário de Meio Ambiente das Filipinas foi dizendo aos meios de comunicação :

"Há muito pouco tempo a perder, e [a cúpula do meio ambiente que eu estou dirigindo], pode ser nossa última chance de provar o nosso valor como administradores da Terra." [link]

Em 2005, o World Wildlife Fund (WWF) histrionicamente declarou :

"Esta geração de políticos é a última geração que têm poder para garantir o futuro do nosso planeta ... A história não vai perdoá-los se eles não conseguirem agir". 
[link]

Em 2007, Rajendra Pachauri, o presidente ativista do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), disse ao New York Times que:

"Se não houver nenhuma ação antes de 2012, que já é tarde demais ... Este é o momento de definição".

Nesse mesmo ano, o escritor de ciência Fred Pearce publicou um livro intitulado A Última Geração: Como a Natureza vai se Vingar das Mudanças Climáticas feitas pelo Homem . De acordo com a descrição da Amazon.ca, há uma "Crise confrontando o planeta". Além disso, a Mãe Natureza é uma "besta selvagem e cheia de recursos para os seus acessos de raiva" - "Além de sua resistência" que os seres humanos já provocaram

Como 
se aproximava a cúpula de 2009 sobre o clima, patrocinada pela ONU em Copenhague, toda a linguagem melodramática foi reciclada novamente. No Reino Unido O Telegraph relatou que o economista Nicholas Stern considerava o evento como a "última chance para salvar o planeta" e a "reunião mais importante desde a Segunda Guerra Mundial" (link). O Greenpeace do Sudeste Asiático declarou que a reunião de Copenhague, "pode ser a última chance da humanidade para evitar o caos total" e que "o ano de 2009 pode ser o ponto de inflexão na história da humanidade" (link). Da mesma forma, a comissária europeia para o clima disse : "Copenhague foi a última chance do mundo para deter a mudança climática antes que ele passe o ponto sem retorno" (link).

Quando a cúpula começou, 56 jornais publicaram o mesmo editorial em 20 línguas ao redor do mundo. Este editorial afirmava que "a humanidade enfrenta uma terrível emergência" - e mais uma vez argumentou que a reputação da geração atual estava na linha de fogo:

"Os políticos em Copenhague têm o poder de moldar o julgamento da História sobre esta geração: uma que viu o desafio aumentar para ela, ou uma geração tão estúpida que viu a calamidade chegar, mas não fez nada para evitá-lo. 

[link]

Quatorze meses depois, em fevereiro de 2011, o chefe de meia-idade do Conselho Climático de Copenhague soou um pouco como o ator citado no artigo de jornal de 1970, quando ele explicou para o Editor Verde do Huffington Post: 


"Sua geração é a última geração que pode ... em certa medida, influenciar o seu próprio futuro." [link]

Hoje, a conferência
 Rio+20 agendada para junho, tem ainda alguns meses de folga. Mas adivinhem? Os ativistas verdes já estão cantando o mesmo hino do livro tedioso. De acordo com o biólogo conservacionista Richard Steiner, a próxima conferência:


"pode ser nossa última chance de lidar seriamente com a crise ambiental global antes que seja tarde demais..." [link]



Desculpe, professor, mas já ouvi tudo isso antes. Muitas, muitas vezes antes, na verdade.

Quem espera que eu preste atenção a estas previsões atuais terríveis precisa explicar por que as coisas são diferentes neste momento. Após a longa lista de falsas "últimas chances" que vêm e vão, por que eu iria imaginar que, de repente, os ativistas verdes sabem o que estão falando?

Por que eu iria acreditar que não estou sendo enganada, mais uma vez, por um bando de mentes infantis, apenas interessadas na sua auto-promoção?



Fonte: No Frakking Consensus



3 comentários:

  1. Olá Maurício, tudo bem?

    Estive a ler este artigo que me fez dar umas boas gargalhadas! :)
    O problema é que os crentes acreditam neste miseráveis mentirosos.
    Depois deste post, vinha mesmo a calhar um que o Prof. Pinto de Sá me deixou lá nos comentários e que se intitula: O Templo climático e os sacrifícios humanos VS o projecto CLOUD no CERN

    Espero que este comentário entre pois enho feito alguns e não aparecem nunca.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Maurício,
    Veja também esta notícia a dizer que os pinguins imperador estão de boa saúde e que o nº aumentou, mas por incrivel que pareça, estão preocupados! O aquecimento pode acabar com eles! Impressionante!

    http://www.antarctica.ac.uk/press/press_releases/press_release.php?id=1786

    ResponderExcluir
  3. Geleira do Himalaia crescendo. Ninguem sabe porque!

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,contrariando-tendencia-global-geleiras-da-asia-ganham-massa,861684,0.htm

    ResponderExcluir