(Tradução / Maurício Porto)
PAP | Gregory Momot |
Noventa centímetros de neve em 24 horas, bloqueiam estradas e linhas ferroviárias, fecha portos do Mar Negro, e deixa quase 500 cidades e vilas sem energia elétrica.
Romênia - Com o sul da Romênia paralisado na quinta-feira por uma forte nevasca, o Exército enviou tropas para resgatar passageiros retidos.
Embora a polícia e ambulâncias terem retirado 1.300 pessoas, outros 900 turistas ainda permanecem aguardando o resgate militar.
O premier romeno Emil Boc, disse que a prioridade é salvar os passageiros de ônibus no município de Giurgiu imobilizados na fronteira com a Bulgária. "Para salvar vidas enviaremos veículos blindados" - disse ele.
Quatro portos romenos do Mar Negro, incluindo o maior porto comercial em Constança, foram fechados na quinta-feira devido à neve, como foi o porto búlgaro de Burgas.
Como se isso não bastasse, os meteorologistas esperam que a temperatura cairá para cerca de menos 20 graus Celsius na sexta-feira.
Bulgária - Inverno extremo - problemas de transporte e falta de energia
Enquanto isso, uma forte nevasca na Bulgária privou dezenas de cidades e vilas e mais de 100 mil casas de energia, segundo a rádio pública búlgara.
Com as nevascas alcançando um metro e meio de altura, a maioria das estradas nos distritos de Ruse, Razgrad, Silistra estão intransitáveis, e a única ponte sobre o Danúbio, que liga o Ruse búlgaro para Giurgiu na Romênia, está fechada.
A pior situação é na região de Vidin, onde, na fronteira com a Grécia e Turquia, onde veículos de grande porte não estão autorizados a atravessar.
Autoridades búlgaras emitiram um "alerta vermelho", que proíbe a circulação de veículos com peso superior a dez toneladas. Mesmo os veículos blindados estão atolados na neve.
Três distritos no leste central e norte do país declararam estado de desastre natural, e a cidade de Ruse no Danúbio está praticamente isolada do resto do país.
Ver: http://pogoda.wp.pl/wid, 14199387, wiadomosc.html ticaid = 1dcf6
Veja também: http://pogoda.wp.pl/wid, 14201000, wiadomosc.html
Veja também: http://wiadomosci.wp.pl/title,Alarm-czerwony-w-Bulgarii-ugrzezly-wozy-pancerne,wid,14201800,wiadomosc.html?ticaid=1dcf7&_ticrsn=5
Obrigado, a Roman Andrzejczyk por estes links
Fonte: Ice Age Now
Observação deste blog: Segundo as notícias acima, felizmente ainda não foram registradas vítimas fatais. Apenas o que podemos afirmar, é que o famoso "Aquecimento Global" continua desaparecido na neve da Bulgária, da Romênia e de todo o Hemisfério Norte e que as buscas prosseguem sem muitas esperanças de encontrá-lo vivo.
Maurício Porto,
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2012.
ehehehh!! Essa sua última tirada sobre as buscas do aquecimento global! :)) E nós aqui no Minho, em Portugal, quase a morrer de frio!
ResponderExcluir