quinta-feira, 3 de novembro de 2011

0105 - DAVID WHITEHOUSE: QUANDO É QUE A TERRA AQUECEU?

Por David Whitehouse
Quinta-feira, 3 de novembro, 2011
(Tradução: Maurício Porto)


Clique aqui para ampliar a imagem. 

No meu último artigo mostrei que não houve aumento estatisticamente significativo nos dados do BEST ( Berkeley Earth Surface Temperature. Ver aqui) na temperatura da terra nos últimos 10 anos. Eu usei a palavra "confirma", porque os dados do BEST estão mostrando a mesma coisa que os outros conjuntos de dados de temperatura global. A paralisação do aquecimento global na última década é agora descrito em muitas revistas e aceito por muitos cientistas que buscam explicações para ele em variações decadais.

O atual período quente global começou por volta de 1980, após quatro décadas de temperaturas estáveis, cuja causa é uma questão de algum debate. Portanto, é interessante olhar para os dados do BEST para os últimos 30 anos. Como você vai ver, a temperatura entre 1980 e 1995 é imutável. O líder da iniciativa BEST tem apontado isso várias vezes. Isto significa que se você olhar com atenção para a última década, e em seguida, estender o período para trás você irá mover para o período de aquecimento que dá a falsa impressão de um aumento na última década.

As implicações disso são importantes. Se a temperatura global de hoje foi a mesma que era em 1980, então não haveria razão para falar de aquecimento global. Nos 30 anos desde que, os dados do BEST, que são unicamente de estações em terra, mostra que entre 1980-1995 e 2001 -2010 não havia aquecimento (note os óbvios mergulhos causados por erupções vulcânicas). 

Todo o aquecimento que vem ocorrendo na superfície terrestre do planeta, ocorreu no período de 1995 - 2000, no meio da qual houve o mais forte El Niño já registrado.

Se você dividir os dados em décadas, é fácil ver que, mesmo com o aquecimento que ocorreu entre 1995 -2000 que, ainda é possível dizer que a década de 1990 foi mais quente que a dos anos 1980 e que a década de 2000 foi a mais quente de todas. 

O que vemos nos dados do BEST não é um aumento constante, mas uma transição entre dois níveis de temperatura (embora o uso inadequado de linhas de tendência entre pontos inicial e final irá torná-lo parecido com um aumento linear, ignorando a estrutura entre pontos inicial e final). 

Alguns podem dizer que isso prova que 10-15 anos é um período demasiado curto para detectar o aquecimento, para falar dos últimos dez anos, não tem sentido porque uma paralisação semelhante aconteceu entre 1980 -1995. 

No entanto, dizendo que está mais quente agora do que era em 1980, é uma coisa, ignorando as informações dos dados entre aquela época e agora, é outra. 

É este o padrão de aquecimento compatível com os modelos?

Comentário: david.whitehouse @ thegwpf.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário